sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Raquel Fialho.

Quando comecei a pensar em quem iria falar no próximo post neste blog, lembrei-me da Raquel. Ao princípio pensei em avançar para outra pessoa, porque quando se fala de uma pessoa com quem já interagimos e conhecemos, o nível de responsabilidade aumenta.

Raquel Fialho tem 23 anos e é Portuguesa. Conheci-a em Maio, juntamente com os integrantes do Clube de Fotografia que frequento. Posso dizer que foi uma das melhores tardes que já tive.
Em seguida encontram-se algumas perguntas que fiz à Raquel, acompanhadas por fotos da sua autoria. 
Hope you enjoy!



1. Primeira questão importante: Como entraste para o mundo da fotografia? 
Basicamente comecei a fotografar em 2003, tinha 16 anos, e filmava muito. Filmava skate, e depois comecei a descobrir a fotografia. Entre 2005 e 2007 fiz dois cursos: um geral e uma especialização em fotografia documental/reportagem.


sunday morning

milo & me

love

faster faster


lara

david

early autumn


2. Com que idade começaste a gostar de fotografia?
O meu gosto pela fotografia começou quando tinha uns 12/13 anos, quando descobri um monte de álbuns de família, de gerações, e descobri uma kodak instamatic que o meu pai tinha e usava quando tinha a minha idade. Basicamente eram memórias, algumas eram simplesmente fotografias do meu pai registadas por estranhos na rua. Há fotografias lindíssimas da lua de mel dos meus pais tiradas por desconhecidos. A fotografia que faço hoje em dia é isso, são registos que faço para serem guardados como memórias. É pessoal, é aquilo que vejo e sinto. É o que mais gosto na fotografia. Tens uma imagem para sempre, na tua mão, não se pode apagar como se fosse uma imagem na tua memória. E é uma imagem que pode ser interpretada de várias maneiras diferentes.

early autumn



snow trip

norton

4. Qual é câmara fotográfica que te dá mais prazer fotografar? 
As câmaras com que mais gosto de fotografar são a canon ae-1 e a lomo lc-a. Gosto de ter uma câmara pequena e rápida e uma slr para fotografar com calma.

in my room

5. Porque preferes a película fotográfica à fotografia digital? 
O motivo porque fotografo em analógico é o de poder experimentar, alterar processos, pela liberdade que tens de criar, aprender, com o tempo, ansiar pelos resultados. Saber que há uma película que adoras e o porquê, saber que pode ser a última vez que fotografas com essa película porque provavelmente estará descontinuada. Poder partilhar a mesma com outra pessoa, uma ou duas vezes. Criar algo totalmente inespectável.


sunday morning

winter blues

6.  Se pudesses ir a qualquer lado do mundo fotografar, para onde irias? E se pudesses fotografar alguma pessoa (passado ou presente), quem escolherias?  
O sítio onde queria fotografar é sempre uma pergunta dificil para mim... eu quero ir a todo o lado. Gostava de ter fotografado os Beatles e o movimento californiano do skate nos anos 70.

7. Tens algum fotógrafo/a preferida? 
Glenn Friedman e a Annie Leibovitz.

yellow sunshine

the people all call her alaska


8.  Como te vês daqui a 10 anos?
Daqui a 10 anos é demasiado tempo, não sei o que responder a esta.


Concluída esta pequena entrevista, deixo aqui o seu flickr, onde podem ver muito mais.
See ya next time. 

3 comentários:

  1. as fotos em que apareço, com a excepçao da 5, nao sao da minha autoria!
    1 e 11 *telma leamaro http://www.flickr.com/photos/16638694@N06/
    3, 8 e 19 *manuel simoes http://www.flickr.com/photos/anorakispo
    e 10 *kevin mederith www.flickr.com/photos/lomokev


    *

    ResponderEliminar
  2. Oi, Kath! Grande encontro esse com Raquel. Eu também curto muito este tipo de encontro, pessoas assim são referências para mim. As fotos são fantásticas, em especial essa de nudez dos idosos. Tão rara a imagem, e tão linda. Parabéns por esta magnífica postagem. Prazer estar aqui. Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderEliminar

..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...