Raquel Fialho tem 23 anos e é Portuguesa. Conheci-a em Maio, juntamente com os integrantes do Clube de Fotografia que frequento. Posso dizer que foi uma das melhores tardes que já tive.
Em seguida encontram-se algumas perguntas que fiz à Raquel, acompanhadas por fotos da sua autoria.
Hope you enjoy!
1. Primeira questão importante: Como entraste para o mundo da fotografia?
Basicamente comecei a fotografar em 2003, tinha 16 anos, e filmava muito. Filmava skate, e depois comecei a descobrir a fotografia. Entre 2005 e 2007 fiz dois cursos: um geral e uma especialização em fotografia documental/reportagem.
2. Com que idade começaste a gostar de fotografia?
O meu gosto pela fotografia começou quando tinha uns 12/13 anos, quando descobri um monte de álbuns de família, de gerações, e descobri uma kodak instamatic que o meu pai tinha e usava quando tinha a minha idade. Basicamente eram memórias, algumas eram simplesmente fotografias do meu pai registadas por estranhos na rua. Há fotografias lindíssimas da lua de mel dos meus pais tiradas por desconhecidos. A fotografia que faço hoje em dia é isso, são registos que faço para serem guardados como memórias. É pessoal, é aquilo que vejo e sinto. É o que mais gosto na fotografia. Tens uma imagem para sempre, na tua mão, não se pode apagar como se fosse uma imagem na tua memória. E é uma imagem que pode ser interpretada de várias maneiras diferentes.
4. Qual é câmara fotográfica que te dá mais prazer fotografar?
As câmaras com que mais gosto de fotografar são a canon ae-1 e a lomo lc-a. Gosto de ter uma câmara pequena e rápida e uma slr para fotografar com calma.
5. Porque preferes a película fotográfica à fotografia digital?
O motivo porque fotografo em analógico é o de poder experimentar, alterar processos, pela liberdade que tens de criar, aprender, com o tempo, ansiar pelos resultados. Saber que há uma película que adoras e o porquê, saber que pode ser a última vez que fotografas com essa película porque provavelmente estará descontinuada. Poder partilhar a mesma com outra pessoa, uma ou duas vezes. Criar algo totalmente inespectável.
6. Se pudesses ir a qualquer lado do mundo fotografar, para onde irias? E se pudesses fotografar alguma pessoa (passado ou presente), quem escolherias?
O sítio onde queria fotografar é sempre uma pergunta dificil para mim... eu quero ir a todo o lado. Gostava de ter fotografado os Beatles e o movimento californiano do skate nos anos 70.
7. Tens algum fotógrafo/a preferida?
Glenn Friedman e a Annie Leibovitz.
Daqui a 10 anos é demasiado tempo, não sei o que responder a esta.
Concluída esta pequena entrevista, deixo aqui o seu flickr, onde podem ver muito mais.
See ya next time.
Concluída esta pequena entrevista, deixo aqui o seu flickr, onde podem ver muito mais.
See ya next time.